quarta-feira, 30 de março de 2011

Parlamentares asseguram criação de novos municípios


Os líderes de cada povoado receberam as garantias de que os deputados irão discutir intensamente este assunto, até uma resposta da Câmara Federal, segundo definiu o petista.
O Estado do MA
  
Auditório Fernando Falcão
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), prometeu empenho, ontem, aos representantes de todos os povoados maranhenses que pretendem se transformar em municípios. Reunidos em um encontro com os deputados, os líderes emancipacionistas ouviram as garantias de que a Casa irá atuar para convencer a Câmara Federal a aprovar a regulamentação do assunto, suspenso desde 1996. "Vamos trabalhar para que estes projetos se tornem viáveis", garantiu Arnaldo Melo.
Organizada pelo deputado José Carlos Nunes (PT), a reunião com os representantes dos povoados, a princípio marcada para o gabinete da presidência da Assembléia Legislativa, foi transferida para o auditório Fernando Falcão por causa do número de interessados. "Gente do Maranhão inteiro participou do encontro, o primeiro na Assembléia, para discutir o assunto", disse José Carlos. Os líderes de cada povoado receberam as garantias de que os deputados irão discutir intensamente este assunto, "até uma resposta da Câmara Federal", segundo definiu o petista.
José Carlos foi um dos articuladores da ida dos emancipacionistas a Brasília (DF), na semana passada, quando realizaram uma manifestação em frente ao Congresso Nacional, reunindo milhares de pessoas, de todos os municípios maranhenses.

Envolvimento - O presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia e um dos defensores da criação de novos municípios, André Fufuca (PSDB), explicou aos participantes que há 21 projetos de regulamentação da criação de novos municípios tramitando no Congresso. "Há um interesse dos parlamentares de resolver a questão", disse o parlamentar.
Segundo Fufuca, a ida dos emancipacionistas à Assembléia teve como objetivo ouvir o compromisso dos dirigentes da Casa de que apoiarão o movimento. "Eles já tinham ouvido garantias dos presidentes da Câmara Federal e do Senado. Precisavam ouvir o presidente da Assembléia, e ficaram satisfeitos com o que ouviram", afirmou o tucano.
André Fufuca (PSDB), com membros da Comissão 
Na semana passada, além de Fufuca e José Carlos, os deputados Carlinhos Florêncio (PHS) e Hemetério Weba (PV) participaram da reunião com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), em busca de apoio ao movimento emancipacionista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário