Neto Evangelista lembrou que hoje a competência para a criação de novos municípios é do Congresso Nacional. Mas,
a União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale) está realizando debates com todas as Assembleias do país no sentido de que seja votado a PEC devolvendo a prerrogativa aos estados. Ele adiantou que no início do próximo mês haverá um encontro da Unale, no Ceará, onde esse estado irá mostrar um painel sobre a emancipação dos seus municípios. Os representantes das Assembleias de todo o país também estarão, junho, no Congresso Nacional, onde conversarão com as suas bancadas federais sobre a votação da PEC.
“Nós precisamos imediatamente discutir e emancipar aqueles povoados que tiverem condições de emancipar”, disse o deputado.Ele lembrou no Maranhão há mais de 100 povoados que desejam ser emancipados, daí a necessidade de se fazer uma lei objetiva “e aqueles povoados que passarem no crivo da lei, nós vamos criar. E aqueles que não passarem, não serão criados”.
Segundo Evangelista, dos povoados que há alguns anos foram emancipados no Maranhão, nenhum permaneceu como estava. “Uns melhoraram mais que os outros, mas nenhum regrediu. Por isso eu sou a favor da emancipação, porque não podemos confundir má gestão com emancipação; aqueles que cresceram pouco foi reflexo de uma má gestão. Porém temos exemplo de Lagoa do Mato que hoje é modelo no Maranhão”, afirmou Neto Evangelista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário